Aller à la page d'accueil. | Aller au contenu. | Aller à la navigation |

 
Acções do Documento

Amigos de Luísa Teresa de Montluçon

"Nos passos de Luísa Teresa"

Desde há três anos um grupo de amigas cristãs costuma reunir-se cada mês em Montluçon.
A Oblação de uma Filiada na capela do Sagrado Coração de Montluçon, no dia 8 de Outubro de 2005 suscitou o desejo de conhecer a Bem Aventurada Luísa Teresa de Mointaignac, beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 4 de Novembro de 1990, fundadora das Oblatas do Coração de Jesus.

O grupo começou a caminhar “sob os passos de Luísa Teresa”.
Estudamos cada mês um documento apresentado sob a forma de um tríptico: as etapas da vida de Luísa Teresa, acompanhadas das suas palavras, e situadas no contexto social da sua época.

Ano de descoberta da vida da Bem Aventurada Luísa Teresa, terminando com um percurso sobre os seus passos.
Visita:
- da casa de Estivareilles, perto de Montluçon, onde Luísa Teresa permaneceu algum tempo em família.
- da Igreja de Nossa Senhora de Montluçon onde ela permaneceu longas horas em oração diante do |Santíssimo Sacramento.
- da igreja de Ronnet onde ela compreendeu a necessidade de ajudar as igrejas pobres.

Segundo ano: o grupo aprofundou a espiritualidade de Luísa Teresa com a ajuda de um percurso
Visita de Nevers onde Luísa Teresa viveu desde os 10 anos até aos 25 anos em casa da sua tia e madrinha, Senhora de Raffin.
A revelação do Amor do Coração de Jesus transformou as suas vidas .

Terceiro ano: a missão ontem e hoje
O encontro de Oblatas Religiosas vindas de Polônia, de África e de América Central favoreceu a descoberta da irradiação do Instituto no mundo.
No final do terceiro ano o grupo, muito solidário, quis permitir a outros a caminhada “sobre os passos de Luísa Teresa”. Realizou um folder e cartas postais para fazer a conhecer o Instituto e ajudar as missões das Oblatas com a AMOCJ (Associação de Ajuda às Missões das Oblatas do Coração de Jesus).

O nosso grupo continua a acolher as Oblatas vindas de outros países para partilha com elas e conhecer as necessidades das pessoas dos seus países (microcréditos para desenvolver a agricultura, ajudas de primeira necessidade...) Ligações com as crianças da catequese e seus pais que apóiam as associações foram ocasionalmente estabelecidos.

O nosso grupo participou no aniversário dos 160 anos da chegada de Luísa Teresa a Montluçon.

No final de 1848, instalou-se com os seus pais próximo da igreja de Nossa Senhora. Todos os dias ela ia lá rezar, quando a sua saúde lho permitia.
As Oblatas do Coração de Jesus e o grupo de Amigos de Luísa Teresa festejaram, no decorrer de uma missa, o aniversário da sua chegada a Montluçon.
Nesta ocasião, uma foto do vitral da capela do Sagrado Coração, representando Luísa Teresa foi instalada na igreja de Nossa Senhora.
Folders e cartas postais foram difundidos à saída da celebração.