Aller à la page d'accueil. | Aller au contenu. | Aller à la navigation |

 


 
Acções do Documento

Oblatas Filiadas

O GRUPO DAS Oblatas Filiadas de Vichy, formado por sete pessoas reúne-se, regularmente,
Duas vezes por mês.

O primeiro encontro tem lugar às vinte horas, da segunda terça-feira do mês, na escola católica Joana D’Arc. A escola, dirigida durante muito tempo pelas Oblatas Religiosas do Coração de Jesus, depois por uma Oblata Filiada, está impregnada do espírito da nossa fundadora, a Bem Aventurada Luísa Teresa de Montaignac.
Acolhemos, por ocasião deste encontro, o grupo dos Amigos de Luísa Teresa.

A nossa reunião desenrola-se em dois tempos:

O primeiro tempo é um tempo de partilha amical com uma parte centrada sobre as notícias do Instituto das Oblatas do Coração de Jesus.

O segundo tempo é um tempo de oração mais ou menos de uma hora, na capela da escola; tempo de encontro e de união com Deus.

Preparadas à vez, por uma Oblata Filiada, os temas de oração variam; podem partir de questões levantadas pela atualidade, por um acontecimento da Igreja, uma carta ou encíclica do Papa, de um Evangelho, de orações comentadas (Pai-Nosso, Credo, Salmos)... ou apoiar-se sobre a reflexão de teólogos (Zundel é muitas vezes a nossa referência). Gostamos também de rezar simplesmente com Maria com o terço ou com os Santos.

O grupo das Oblatas Filiadas deseja, ao abrir estes tempos de oração, ajudar outros a rezar, dar-lhes vontade de enriquecer a sua vida de fé pelas reflexões teológicas.
Cantar o amor e a glória de Deus é rezar duas vezes como dizia Santo Agostinho.
O nosso desejo é fazer conhecer o carisma e a espiritualidade do Instituto das Oblatas do Coração de Jesus, terminamos a nossa oração pela leitura de pensamentos, de cartas... de Luísa Teresa de Montaignac.

O nosso segundo encontro mensal começa pela Eucaristia de manhã onde nós oferecemos ao Senhor tudo o que evocamos nas nossas partilhas. A Eucaristia é seguida de uma refeição em casa de uma Oblata Filiada, cada uma sua vez.
Depois do almoço, tomamos um tempo de oração, de partilha e de reflexão sobre a vida do Instituto e sobre as nossas vidas de Oblatas. Trabalhamos em equipa sobre temas propostos pelo Instituto.
Atualmente acompanhamos duas leigas de Vichy que desejam preparar-se à Oblação e tornar-se Oblatas Filiadas.