Aller à la page d'accueil. | Aller au contenu. | Aller à la navigation |

 
Acções do Documento

CONSULTA ALARGADA E CONSELHO GERAL ALARGADO

16 novembre 2014

MONTLUCON
9-13 Novembro 2014

No sábado, dia 8 de novembro à tarde, começa a Consulta Alargada, na Casa-Mãe, em Montluçon. Vindas dos três continentes, com as suas diferentes culturas e línguas, as responsáveis dos três ramos do Instituto fazem o ponto da situação sobre a aplicação das Atas do Capítulo de 2012.

 

A Irmã Júlia, Superiora Geral, dá início aos trabalhos, enquanto, que a Irmã Eliane, moderadora, nos dá a conhecer a ordem dos trabalhos.


O Domingo, para nós, não será dia de descanso . Depois da missa na Paróquia, os trabalhos continuam com a apresentação dos diferentes países, nos três continentes: África, América e Europa. Apesar das realidades bem preocupantes, tantas vezes causadoras de morte, não podemos deixar de pressentir também, aqui e além, pequenos sinais de esperança, portadores de vida. 

Acolhemos com alegria a partilha de cada uma sobre a maneira como as Atas do Capítulo foram recebidas e, particularmente, o resultado do trabalho do texto «Oblação-Missão». Este trabalho retomado em grupos, dá origem a uma síntese que, proposta à assembleia será apresentada a todo o Instituto. 

Fez parte também da nossa reflexão as propostas e sugestões enviadas sobre a questão da Casa-Mãe. As partilhas foram feitas num clima de confiança e de liberdade; de esperança e realismo sobre a maneira de conservar e fazer evoluir esta fonte tão importante para o Instituto. 

No dia 11 esteve connosco o Padre Jean François Noël, que com os seus conhecimentos de psicanalista, nos esclareceu e nos ajudou a refletir sobre a nossa identidade pessoal e de grupo, fazendo-nos sentir a importância de « escolher a vida», dom recebido e a fazer frutificar, cada um no seu lugar, tal como os instrumentos de uma orquestra. No final do dia a Irmã Júlia dá por concluídos os trabalhos da Consulta Alargada, agradecendo a participação de cada uma e, juntos com as irmãs da Comunidade, outras Oblatas e alguns amigos damos graças ao Senhor na Eucaristia.

 

 

As responsáveis das Oblatas Seculares e Filiadas partem cansadas mas felizes por terem respondido ‘Sim’ ao serviço pedido por Deus no seio do Instituto. As Religiosas vão continuar o trabalho em Conselho Geral Alargado.

Podemos sentir a presença do Espírito Santo e a oração de todas as Oblatas, dos amigos e da comunidade paroquial. 

 

<< Voltar à lista