Aller à la page d'accueil. | Aller au contenu. | Aller à la navigation |

 
Acções do Documento

CONSULTA ALARGADA E CONSELHO GERAL ALARGADO EM GUATEMALA

2 décembre 2016

Partilhamos com todo o Instituto a alegria de acolher na cidade de Guatemala a Consulta Alargada de 1 a 7 de dezembro e, no dia 8, o Conselho Geral Alargado.
Desde o passado dia 25 de novembro começaram a chegar as participantes, vindas da Europa: França, Polónia e Portugal; da África: República Democrática do Congo e República Centro Africana; da América Central: El Salvador, Nicarágua, Honduras e México, da América do Sul: Brasil.

Lembramos que “a Consulta Alargada associa o Conselho Geral, os Vicariatos, as Regiões ao Governo do Instituto para fortalecer a sua unidade e assegurar o seu dinamismo missionário. Permite aperceber-se melhor dos problemas próprios de cada país e de cada um dos modos de vida da Oblação” (L.V. nº.45). Do mesmo modo, “o Conselho Geral Alargado associa os Vicariatos e as Regiões ao Governo do Instituto, para fortalecer a sua unidade e assegurar o seu dinamismo missionário. Permite compreender melhor os problemas particulares de cada Vicariato ou Região”(L.V. nº 132).
Estes acontecimentos são um marco na história do nosso Instituto, pois esta é a primeira vez que a Consulta Alargada e o Conselho Geral Alargado se realizam no Vicariato da América. Para nós, isto significa uma caminhada no sentido da abertura à interculturalidade do nosso Instituto.
Esperamos que o trabalho destes dias constitua uma luz para cada um dos membros da nossa pequena família religiosa, lá onde somos enviadas.

“Pequenos carvões dispersos, não podem produzir
chama nem calor; reunidos, podem
acender uma grande fogueira capaz de alumiar
e aquecer o mundo”
(Mme De Raffin)


 

<< Voltar à lista